Você sabe a diferença entre Profissão e Carreira Profissional? Saiba aqui.

carreira

Antes de realizar escolhas na sua vida, é necessário que você entenda a diferença entre a carreira profissional e uma profissão, para que você não tenha dúvidas na sua escolha.

Começando pela carreira profissional, ela é a trajetória percorrida. Já a profissão, é aquilo que você estuda. Então, por exemplo, se você pretende cursar a faculdade de medicina, então a profissão que você está escolhendo é a de médico. A carreira profissional é a trajetória que você vai percorrer ao longo da sua vida profissional.

Existe uma grande confusão entre os dois termos, apesar de caminharem próximos, no entanto, eles possuem sentidos bem diferentes, e na prática isso pode fazer diferença nas suas escolhas.

Você deve estar se perguntando como esses dois termos pode influenciar no futuro e em escolhas, que pode ser feita de forma incorreta.

Imagine o seguinte cenário: Você ingressou em uma grande empresa como trainee, no segmento de indústria, e você tem um caminho para percorrer dentro da empresa. Mas o seu sonho é ser veterinário.

Porém, no momento de realizar a escolha de curso para o vestibular, você acaba tendendo para o caminho que pode te favorecer dentro da empresa, e esquece o seu sonho. Então, você estará trilhando um caminho profissional fora da sua “profissão dos sonhos”, em contrapartida, terá uma nova profissional, aquela que você está estudando.

Por isso, é importante entender as diferenças entre os termos para que você possa a escolha que deseja trilhar no futuro.

FMU: Conheça os cursos da FMU e estude com até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais:https://fmu.minhagraduacao.com.br/!

Entenda um pouco mais sobre a carreira profissional

A carreira profissional é aquilo que você faz em toda sua vida profissional, sua trajetória no mercado de trabalho. Onde podemos englobar cargos e empresas por onde você passou, todos os conhecimentos que foram adquiridos, os cursos executados bem como as competências e habilidades que foram adquiridas ao longo do tempo.

Todo esse conjunto, fez com que você conseguisse formar sua carreira profissional. Foi o seu processo de crescimento profissional até o presente momento, naquele que você se encontra, seja empregado ou desempregado.

Você pode ser farmacêutico e trabalhar em laboratórios. No entanto, você também pode ser um farmacêutico e fazer carreira em uma corretora de imóveis. Tudo depende dos seus objetivos.

carreira

Você pode seguir sua carreira acadêmica, e se dedicar em projetos acadêmicos, dedicando seu tempo às pesquisas, aulas em universidades, entre outros. Ou atuar em uma outra área, fora da sua profissão de formação.

Profissão: Um momento delicado da vida de um jovem

Podemos afirmar que uma boa parcela dos jovens ainda não decidiu qual a profissão que deseja seguir, muitos seguem os seus próprios sonhos, outros são influenciados pela carreira dos seus pais, e ainda tem aquela parcela de jovens que ainda não encontrou o seu direcionamento, em relação à profissão.

E com a proximidade do vestibular, isso acaba se tornando um “medo” mais aparente, já que aqueles que ainda estão indecisos com seu futuro, pode não encontrar a tempo a profissão que deseja seguir.

carreira

A escolha da profissão ocorre antes do vestibular, pois no momento do vestibular você precisa indicar qual curso deseja cursar. Muitos já sabem qual serão suas escolhas, mas isso não é uma regra, existem aqueles que não tem certeza do seu caminho.

Para momentos de indecisão, um caminho interessante são os testes vocacionais que podem ajudar com uma “luz” de qual caminho seguir, de acordo com as aptidões, desejos, habilidades de cada um.

Mas não tenha medo de fazer a escolha “errada”, você ainda pode mudar o seu destino, de acordo com a sua vontade. Você pode ter ingressado no curso dos seus sonhos, mas ele pode não estar perto de ser realmente como você sonhou. E com isso, você pode acabar descobrindo qual a profissão que você deseja realmente seguir.

É possível escolher o rumo da nossa carreira?

Nem sempre conseguimos escolher o rumo que a nossa carreira vai seguir, muitas vezes, os primeiros passos são dados em direção ao primeiro estágio e/ou primeiro emprego. E a partir dali, as oportunidades surgem e depende das suas escolhas, o rumo da sua carreira.

Se você tiver clareza de qual carreira deseja trilhar, você consegue direcionar muito melhor as suas escolhas. No entanto, sempre existe a possibilidade de uma oportunidade surgir em um segmento diferente do que você está atuando no momento.

E se isso pode ser bom ou ruim para você, apenas a sua avaliação pode concluir. Existem vários fatores que podem influenciar nessa decisão. Mas acreditamos que a principal seja pensando no futuro que você deseja conquistar.

Quais são seus objetivos pessoais? Onde você quer chegar? Com essas perguntas respondidas, fica mais simples você entender quais são as oportunidades profissionais que você precisa aproveitar, e quais são aquelas que você pode deixar para outro momento.

Por isso, pense bem nas suas escolhas, para que você trilhar o caminho que deseja. 

Written by